Advogado formado pela UFMG, LLM pelo prestigiado Centre for Energy, Petroleum, and Mineral Law and Policy – CEPMLP, da Universidade de Dundee, Escócia, e mestre em Sustentabilidade Sócio-econômica e Ambiental pela Universidade Federal de Ouro Preto – UFOP. Possui vários cursos de extensão relacionados à indústria mineral, incluindo o Extractive Industries and Sustainable Development Executive Training, oferecido pela Columbia Center on Sustainable Investment (CCSI), Columbia University, NY.

Possui extensa atuação em questões jurídicas envolvendo a mineração, nas áreas consultiva e contenciosa. Atua na elaboração de pareceres relacionados ao Direito Minerário e matérias correlatas, bem como em negociações envolvendo empresas de mineração, desde a concepção do modelo de negócio até a redação e gestão dos contratos firmados. Atua na condução de processos junto a órgãos regulatórios, além de litígios minerários administrativos, judiciais e arbitrais.

É reconhecido como advogado de destaque no setor mineral pelas publicações Chambers & Partners, Legal 500 e Análise Advocacia.

É presidente do Instituto Brasileiro de Direito Minerário – IBDM e Diretor Adjunto de Direito de Minas e Energia do Instituto dos Advogados de Minas Gerais – IAMG.

Em razão de sua expertise na indústria mineral, combina sua atuação prática com atividades acadêmicas associadas ao setor. É coordenador e professor do pós-graduação em Direito Minerário CEDIN/IBDM e professor da disciplina Contratos Minerários do Curso de Pós-Graduação em Contratos dessa mesma instituição.

É autor de artigos relacionados ao Direito Minerário, coautor dos livros Direito da Mineração: questões minerárias, ambientais e tributárias, Mining Law Dictionary, Estudos de Direito Minerário, e um dos organizadores e autores do livro Aspectos Controvertidos do Direito Minerário e Ambiental.

Currículo Lattes
Novo Decreto permite que a AGU celebre acordos de até R$ 50 milhões em nome da União 21 janeiro, 2020 - No dia 16/01/2020, foi publicado o Decreto nº 10.201/2020, que permite à Advocacia Geral da União (AGU) celebrar acordos de até R$ ...
Ações Civis Públicas por lavra ilegal. Tendências jurisprudenciais. 16 janeiro, 2020 - As Ações Civis Públicas ajuizadas pela União relacionadas à prática de lavra ilegal têm como finalidade a recomposição do patrimônio público supostamente ...
CNEN PUBLICA RESOLUÇÃO SOBRE BARRAGENS DE REJEITOS RADIOATIVOS 7 janeiro, 2020 - Em 23/12/2019, foi publicada no Diário Oficial da União a Resolução nº 257/2019 da Comissão Nacional de Energia Nuclear (CNEN), que: Instituiu ...
Mineração 2020: ideias e tendências normativas. O que esperar da regulação da atividade mineral para o próximo ano. 22 dezembro, 2019 - O site JOTA publicou artigo sobre “Mineração 2020: ideias e tendências normativas”. Escrito pelo sócio Tiago de Mattos. Acesse a íntegra: https://williamfreire.com.br/wp-content/uploads/2020/01/Mineração-2020_-ideias-e-tendências-normativas-JOTA-Info.pdf
Todas as publicações de Tiago de Mattos

Direito Minerário

Assessoria e consultoria jurídica à indústria mineral

bannerminerario
Mineracao_boaw

Assessoria e consultoria jurídica à indústria mineral é a especialidade do escritório William Freire Advogados Associados.

Conheça a área

Tiago de Mattos, e sua equipe de advogados se dedicam integralmente à matéria, buscando soluções seguras e adequadas para as mais variadas demandas do setor.

Nossa Equipe
william freire site rodape